Galpões
Para empresas que possuem parque industrial ou têm grandes estoques ter galpões para manter a sua operação ativa é imprescindível. E para aqueles que precisam ampliar suas instalações ou estão iniciando seus negócios é importante saber o que são galpões, quais os materiais em que normalmente são construídos e assim entender qual é o melhor para o seu negócio.
Os galpões podem ser feitos de concreto, madeira, alvenaria e metal, esses são os mais comuns. São utilizados muitos tipos de materiais, sendo que utilizam-se galpões de lona ou até concreto e possuem diversos formatos, que irão variar de acordo com o seu uso. Para quem tem dúvida sobre quais os tipos mais comuns de galpão abaixo iremos fazer um resumo.
Tipos Mais Comuns de Galpões
Galpões de Uma ou Duas Águas: Ideais para grandes espaços, podendo ter dezenas de m² de área construída, que necessitam ser cobertos, feitos normalmente de um pavimento. De estrutura regular e sustentados por vigas ou tesouras. Seu uso é diverso, pode ser para estacionamentos, parque industrial, estoque de produtos agrícolas e muito mais.
Galpão Piramidal: Estes galpões possuem de 25 a 225m², são indicados para áreas mais delimitadas e seu uso mais comum é para depósitos. São feitos de tendas, a estrutura que é utilizada é de metal, podendo ser de chapas de ferro ou de tubos sendo fixados com parafusos, encaixes e conexões. Uma das vantagens das tendas piramidais é que não usam fundações, para quem necessita de um galpão e não possui muito tempo este é uma opção. Porém, o fato de não ter fundações também pode deixá-lo mais frágil. Seu uso é feito em eventos, exposições, showroom e feiras, é algo mais provisório.
Galpão Shed: São feitos em desníveis, ou degraus, têm várias aberturas, podem ser único ou múltiplos e interligados com pontos de conexão, aindas tendo nesses pontos ventilação e iluminação natural. Utilizado normalmente para espaços em que o solo apresenta irregularidades.
Galpão Arco: Por serem em arco têm melhor acústica e climatização, pode ser aplicado o isolamento de poliuretano em telhados que, em geral, são feitos em metal. São indicados para locais que têm muitas chuvas, praticamente eliminando goteiras e vazamentos nos telhados, o arco facilita o escoamento das águas.
Galpão Inflável: São indicados somente em sistema de emergência, quando ocorre alguma questão natural em que é necessário a montagem rápida para atendimento de muitas pessoas, abrigo provisório, quando irá ser feito reparo ou reforma em outros galpões e menos indicado, porém servindo para eventos.
Galpões de Dois Pisos: Na maioria desses galpões é possível ter mais que um piso, seja ele mais um compartimento para guardar materiais ou um mezanino para a área administrativa do galpão. Ainda pode ser também um auxílio à equipe operacional contendo banheiros, refeitório e vestiários.
Diante de todos os modelos não podemos deixar de indicar galpões de estruturas metálicas. Estes são muito resistentes ao tempo, os projetos são executados exatamente como o planejado, são muito simples na montagem e diminuem em muito o tempo de obra quando comparada ao de alvenaria ou outros modelos que possuam um mínimo de qualidade.
Ainda falando em economia, por todo o material de metal ser pré-fabricado, a obra produz menos sujeira, ocupa muito menos espaço, sendo muito bem conceituadas pelos projetistas, operários e engenheiros.
A Serralheria Steellotus está capacitada e é especializada na fabricação de peças metálicas para galpões, grades, portões e demais peças conforme a necessidade de nossos clientes. Se tem um projeto entre em contato que faremos o orçamento para você sempre de acordo com a sua realidade.